quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pelotas em fotos.

 
Posted by Picasa

Porto Alegre, a capital dos gaúchos.



A capital do Rio Grande do Sul se alimenta de uma intensa vida cultural e do orgulho de ter mais de um milhão de árvores para exibir aos visitantes, dois tipos distintos de oásis no meio do caos urbano.





Veja mais em: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/portoalegre_index.jhtm

Dia das mães, Curiosidade.

Fora o lado comercial desta data, segue uma curiosidade a respeito.

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio. Já no Brasil, é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

Em Israel o dia da mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_Mães

Na semana do dia das mães - Anahy de las Misiones - Uma opção de filme da semana.


Anahy de las Misiones é a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante o período mais convulsionado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845).
Arrastando um velho carroção, Anahy, mulher-forte-dos-pampas, mãe de quatro filhos, todos de pais diferentes, lutam para sobreviver em plena Revolução Farroupilha. Indiferente às paixões políticas, o objetivo é sobreviver, mascateando com caramurus (defensores do Império) e farrapos (revolucionários), o que consegue pilhar dos mortos nos combates. A força de Anahy está na capacidade de manter unida, a qualquer preço, a sua miserável família num mundo devastado pela guerra. A história se passa em 1839, no interior do Rio Grande do Sul.
Premiações
- Melhor Filme (prêmio dividido com Miramar), Roteiro (Sérgio Silva e Gustavo Fernandez), Direção de Arte (Luiz Fernando Pereira), Ator (Marcos Palmeira), Atriz (Araci Esteves), Atriz Coadjuvante (Dira Paes), Prêmio Líder e Prêmio Unesco (dividido com O cineasta da selva), XXX Festival de Brasffiado Cinema Brasileiro, DE, 1997;

Friozinho chegando de mansinho,






Choveu ontem a tarde em Pelotas e à noite levantou um ventinho vindo das Bandas do Uruguai e bastou para o friozinho chegar de mansinho com aquele vento é claro. Por outro lado vem o aconchego do lar, seja enrolado numa coberta, na beira da lareira ou até mesmo ao lado do fogão à lenha, coisas que aqui no sul temos por hábito decorado a cada frio que chega aos poucos e que nos deixa mais friolentos de início.
Acima algumas fotos de lareiras e fogo(algumas fotos de JG Martini), para anunciar mais um inverno que embora ainda longe, vem chegando de mansinho, e eu, por outro lado, adoro as coisas boas do frio, talvez meu lado urso que aflora nesta época do ano.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Bombachas Femininas. Modelos atuais.


A Indumentária Gaúcha, para aqueles que não a conhecem.





O vestido de prenda
é um traje típico brasileiro, mais especificamente, a indumentária gauchesca feminina.

Pode ser um vestido inteiro para todas as prendas, ou saia e blusa, com ou sem casaquinho, para as prendas adultas e senhoras. A saia pode ser godê, meio-godê, em panos, em babados ou evasê; pode apresentar cortes na cintura, cadeirão ou corte-princesa, dependendo da idade e estrutura física da prenda, e com o comprimento da saia alcançando o peito do pé.

Os tecidos para a execução dos vestidos variam de acordo com as estações climáticas, podendo ser lisos ou com estampas florais miúdas, xadrezinho, com riscas discretas, de bolinhas etc. Não são permitidos tecidos transparentes sem forro e nem brilhantes, como lamê ou lurex. Não é aconselhável o uso do preto, que remete ao luto, e a cor branca é reservada para o uso das noivas e debutantes. Não devem ser usadas também combinações com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

O vestido da prenda geralmente não é decotado; porém, é admitido um leve decote, com ou sem gola, sem expor os ombros e o seio. Pode apresentar enfeites com renda, aplicações, bordados, fitas, gregas, babadinhos, plissês, botõezinhos forrados, nervuras ou favos. As mangas podem ser compridas, três-quartos ou até o cotovelo; podem ser lisas ou levemente franzidas (mas nunca não bufantes), com ou sem aplicação, mas sem muito exagero.
Modernamente, a gaúcha tem trocado o vestido de prenda pelo chiripá.


Pilcha é a indumentária gaúcha tradicional, utilizada por homens e mulheres de todas as idades. O MTG disciplina o seu uso e no estado do Rio Grande do Sul é, por lei, traje de honra e de uso preferencial inclusive em atos oficiais públicos. É a expressão da tradição, da cultura e da identidade própria do gaúcho, motivo de grande alegria e celebração em memória do pago.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilcha


Polêmica na indumentária feminina

Vestidos de prenda, pilchas, roupas de montaria e bombachas femininas, são algumas das variedades que existem no vestuário das mulheres gaúchas, principalmente durante a semana farroupilha.
Em meio a tanta diversidade e estilos de cultivar as tradições, as opiniões se dividem sobre o que deve e o que não deve ser usado pelas mulheres em certos ambientes.
Ultimamente, a peça que tem causado mais "bochincho" na indumentária feminina, é a bombacha. Considerada por uns como veste masculina e por outros uma forma de inovação no modo de se vestir.
Nas ruas da cidade, a opinião é a mesma: o uso da bombacha feminina em CTGs é visto pelas pessoas, como uma evolução na cultura, pois concede às mulheres maior comodidade.
A maioria dos entrevistados considera que os modos de vestir têm seguido novas tendências ou modismos, mas sem a intenção de quebrar os valores.
Para Kéli Fernanda Rodrigues, estudante de enfermagem, a bombacha feminina é um elemento que chegou para beneficiar as mulheres gaúchas, "Tudo muda e evolui, não vejo nenhum problema em mulheres usarem bombacha nos CTGs. Ainda mais que elas já são feitas com um toque mais feminino como bordados e abertura lateral", conta ela.
São muitas as regras de indumentária ditadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que tem como objetivo manter a tradição gaúcha sempre ligada com as suas raízes, mas, em meio a isso, grande parte das mulheres gaúchas estão optando por um vestuário mais confortável e inovador, como a bombacha não somente para a lida, mas também para seu dia-a-dia e nos CTGs.
Gladis Aprato diz que o mais importante de tudo é que a pilcha gaúcha seja o que nos identifica culturalmente como gaúchos, "devemos nos orgulhar de nossa indumentária e não usar bombachas que não sejam verdadeiramente gaúchas. Em qualquer lugar do mundo quando encontramos um homem ou uma mulher pilchados, podemos ter certeza que são gaúchos do Rio Grande do Sul.
Fonte:http://srv3.v-expressa.com.br/edicoes/2008/setembro/170908%20quarta%20Feira/geral5.php

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estas fotos foram feitas por mim, lá na Razão. Continuando Mangueira de Pedras

Mangueira e cerca de Pedras no RS.

Mangueira de Pedra.

Artista
Jayme Caetano Braun


Velha mangueira crioula,
curral de pedra empilhada
que até o pastor da manada
bombeia com desconfiança,
ficaste como lembrança
da infância desta querência
guardando a mesma inocência
dos brinquedos de criança!

Dizem que foi o jesuíta
que te ergueu nas solidões,
da fronteira, das missões
do litoral e da serra
para que fosses a encerra
das primitivas tambeiras
e das éguas caborteiras
mais livres que a própria terra!

E te plantaram no campo,
com metro e meia de altura,
meia braça de largura, redonda ou de cantoneiras;
quatro varas nas porteiras roliças e descascadas
como lanças encravadas no buraco das fronteiras.

E, alí, no aberto, aprumada, remendo na cesmaria
te irmanaste com serventia ao laço e à boleadeira
qual outra nota campeira da nossa Sociologia
prenuciando a trilogia: rampão, rodeio e mangueira.

Depois, ao berrar do gado e ao relinchar da tropilha
viste surgir na cochilha um casarão empedrado
e o vulto desempenado, de rampão de rente aberta
com santa fé na coberta para um bugre empenachado.

Era o galpão do Rio Grande, era a estância que surgia
vertente da economia do Brasil Meridional
com um abraço cordial aberto na natureza
exprimindo a singeleza do velho pago natal.

E se galpão foi o templo da xucra democracia
tu foste a arena bravia onde gladiadores novos
perpetuaram corcovos uma epopéia sem fim
pra que teu rude clarim fosse ouvido noutros povos.

E na estranha sinfonia
de Corcom e de Marquascaço
de perra de tiro e de laços
nas monarcas dos galpões
nas tomas demarcações
junto ao fogão da amizade
tu foste o traço da igualdade
entre endierras e os patrões
e tivestes os teus verões.

Velha mangueira retaca
desde o que há de botar vaca,
artes do poema campeiro
até o chiru pataqueiro
que, para enlevo das chinas
fazia rédea das crinas
do potro mais caboiteiro.

O tempo foi se passando, modoiicou-se a querência
mas tu não perdeste a essência
pois mesmo de varejão e até mesmo de listão
com tronco, seringa e brefe
o teu vulto ainda reflete a infância do nosso rincão.

Aos próprios irracionais emprestas calor e afeto
pois mesmo aberta e sem teto és vivenda hospitaleira
e a vaca que foi campeira fica por ti enfeitiçada
passa o dia na invernada e vem dormir na mangueira.

Ao evocar-te,Mangueira, volto à piazinho pequeno,
pés molhados de sereno e, às vezes, blusa de chiado
campiando vacas estraviadas choramingando de nojo
pra depois, beber a bojo, com gosto de madrugada.

Por isso, não admira Mangueira da minha infância
a este pobre pia de estância o que tu significas
Como tu, sequei meu pranto mas continuo aporriado
até ser emangueirado na terra do campo santo.









"Com o crescimento populacional e aumento dos rebanhos, houve a necessidade de limitar o espaço por meio da demarcação e apropriação de terras e sua divisão em áreas de cultura e pastagens. Passou-se então, a utilizar de forma mais intensiva, os recursos naturais existentes para a construção de cercas de pedra, aléias de vegetação tombada (coivaras), cercas vivas, cercas de madeira que, posteriormente, com o advento do fio metálico produzido em larga escala, difundiu esta prática por todo o mundo"

Fonte: sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Moirao/Mo...
Pedras Altas, Rio Grande do Sul, Brasil.
http://www.flickr.com/photos/bombeador/375064454/

Fotos de JG Martini.




Fotos de JG Martini.
Adoro fotos. Tô sempre buscando fotos que acho lindas, dai achei mais algumas que já tenho de JG Martini, inclusive está do cabeçalho do meu blog é dele.
Posted by Picasa

Cavalo Crioulo.







Dados Técnicos

Crioulo
Origem: América do Sul

Altura: Mede de 1,35m a 1m52m

Caráter: É um animal compacto, robusto e inteligente. Apresenta a cabeca curta e larga, afilando-se em forma de cone, focinho saliente, face reta com olhos expressivos afastados lateralmente, orelhas curtas empinadas. O pescoço é musculoso, inserido em espáduas fortes e profundas, com peito largo. O dorso é curto, com costelas bastante elásticas e lombo bastante poderoso. A garupa é arredondada e musculosa. As pernas são curtas, com ossatura excedente, quartelas curtas, com patas pequenas e duras.

A América do Sul produz uma das raças de cavalo mais vigorosas do mundo - o pequeno Crioulo, montaria dos gaúchos das grandes criações que se estendem na parte central do continente. Este parece, com pequenas variações na estatura e no requinte do tipo, como o Crioulo da Argentina e do Uruguai, o Crioulo do Brasil, os tipos Costeño e Morochuco do Peru, o Caballo Chileno do Chile e o Llanero da Venezuela. Embora alguns destes tipos sejam atualmente bastante diferenciados do tipo Crioulo básico, todos descendem da mesma criação espanhola importada pelos conquistadores do sécu8lo XVI. Os requintes da raça são devidos às variações de temperatura e da qualidade das pastagens, por serem criados nas colinas ou nas planícies e pela criação seletiva visando a qualidades particulares de acordo com as exigências locais.
O Sangue básico vem do Andaluz, do Berbere e do Árabe. Seu porte pequeno e seu vigor são devidos a uma rigorosa seleção natural de aproximadamente 300 anos, em cujo período rebanhos de Crioulos se tornaram selvagens ou semi-selvagens nas planícies. Muitos afirmam que a curiosa distribuição de cores ruiva e do tipo baio, exclusiva do Crioulo, evoluiu como uma colocaração que serve de proteção natural.
Especialmente na Argentina, o povo tem grande orgulho da resistência do Crioulo, e são mantidos testes de resistência para selecionar os melhores para a procriação. Uma prova anual é realizada pelos criadores, na qual os cavalos devem cobrir uma distância de 752 km em quinze dias, carregando uma carga de 110 kg, sem nada para comer ou beber, exceto aqueles alimentos que eles mesmos possam encontrar pelo caminho durante o descanso.
PADRÃO DA RAÇA

1. CABEÇA

PERFIL: sub-convexo; retilíneo; sub-côncavo
COMPRIMENTO: curta
GANACHA: delineada; forte e moderadamente afastada
LARGURA:
Fronte – larga e bem desenvolvida
Chanfro - largo e curto
ORELHAS: afastadas; curtas; bem inseridas; com mobilidade
OLHOS: proeminência; vivacidade

2. PESCOÇO
INSERÇÕES:
Cabeça – limpa e resistente;
Tórax – rigorosamente apoiada no peito
BORDO SUPERIOR: sub-convexo; crinas grossas e abundantes
BORDO INFERIOR: retilíneo
LARGURA: amplo; forte; musculoso
COMPRIMENTO: mediano

3. LINHA SUPERIOR

CERNELHA: destaque moderado; musculosa
DORSO: mediano; musculoso; bem unido a cernelha e ao lombo
LOMBO: musculoso; unindo suavemente o dorso e a garupa
GARUPA: moderadamente larga e comprida; levemente inclinada proporcionando boa descida muscular para os posteriores
COLA: com a inserção dando uma perfeita continuidade à linha superior da garupa. Sabugo curto e grosso, com crinas grossas e abundantes.

4. TÓRAX, VENTRE E FLANCO

PEITO: amplo; largo; profundo; encontros bem separados e musculosos
PALETAS: inclinação mediana; comprimento mediano; musculosas, caracterizando encontros bem separados
COSTELAS: arqueadas e profundas
VENTRE: sub–convexo, com razoável volume; perfeitamente unido ao tórax e flanco
FLANCO: curto; cheio; unindo harmonicamente o ventre ao posterior

5. MEMBROS ANTERIORES E POSTERIORES

BRAÇOS E COTOVELOS: musculosos; braços inclinados; com cotovelos afastados do tórax
ANTEBRAÇOS: musculosos; aprumados; afinando-se até o joelho
JOELHOS: fortes, nítidos, no eixo
CANELAS: curtas, com tendões fortes e definidos; aprumadas
BOLETOS: secos, arredondados, fortes e nítidos; machinhos na parte posterior
QUARTELAS: de comprimento médio; fortes, espessas, nítidas e medianamente inclinadas
CASCOS: de volume proporcional ao corpo, duros, densos, sólidos, aprumados e medianamente inclinados. De preferência, pretos
QUARTOS: musculosos, com nádegas profundas. Pernas moderadamente amplas e, musculosas interna e externamente
GARRÕES: amplos, fortes, secos. Paralelos ao plano mediano do corpo, com ângulo anterior medianamente aberto
:: Textos retirados de Tudo sobre Cavalos de Martins Fontes e do Site da ABCCC ::
Fotos: Eduardo Rocha e JG Matini.

É Outono!!!

 
Posted by Picasa

Reflexo de Outono.

 
Posted by Picasa

Folhas de Outono.

 
Posted by Picasa

Uma gaúcha perdida no Rio!!

gaúcha perdida no Rio!!

Ser gaúcho é ...
Morar no Rio de Janeiro e dizer que Porto Alegre é melhor;
Pertencer ao estado com as mulheres mais bonitas mundo;
Assinar Zero Hora em Nova York;
Ouvir Atlântida em qualquer parte do mundo;
Estar no Maracanã escutando a rádio Guaíba;
Bater no filho ao descobrir que ele é Flamengo;
Acreditar que o Grêmio é um dos melhores times do mundo;
Ir à Joaquina de garrafa térmica;
Ter confiança em bancos gaúchos;
Comemorar uma revolução que não deu certo;
E ainda defender a revolução que não deu certo, pois “não tá morto quem peleia!”;
Comer a costela antes da picanha;
Achar que cheeseburger é xis, e que tem de ser feito com um pão gigante e deve ser prensado;
Comer pizza de coração de frango;
Comer bergamota "lagarteando" no sol numa tarde fria de inverno;
Chamar vaso sanitário de patente;
Nascer em Pelotas e dizer que é de Rio Grande e macho;
Falar "tchê" ao telefone só pra ver se descobre outro;
Enviar cartão-postal de Torres;
Dizer que tem uma Frigidaire em vez de uma geladeira;
Dizer que Kleiton e Kleidir são mais machos que Gil e Caetano;
Achar que o Laçador é maior e mais bonito que o Cristo Redentor;
Dizer que tomar água a 100ºC com gosto de mato é coisa de macho;
Achar o pôr do sol do Guaíba o mais lindo do mundo;
Chamar geléia de chimia, doce de leite de mumu e brigadeiro de negrinho.

Li no Orkut de alguém que não lembro, e achei muito interessante.