terça-feira, 14 de outubro de 2008

Merino Australiano.

Criadores de ovelha do Rio Grande do Sul apostam na raça merino australiano para aumentar a renda. O animal produz um tipo de lã fina, cada vez mais procurada pela indústria de malha.
O animal, de pêlo bonito e que cobre até a cabeça, é a ovelha merino australiano. As ovelhas merino são criadas no Rio Grande do Sul há décadas e hoje constitui um nicho de mercado. A principal característica é a qualidade da lã, muito superior à de outras raças criadas no país.
O agrônomo da Emater, Mário Gonzáles, explicou que a diferença está na espessura do fio, medida em micrometro, também chamado de micra. Cada micrometro mede um milionésimo de milímetro. Ele fez a comparação do merino com outras raças como a texel.
“A merino pode atingir até 14 micras, segundo a literatura. Já uma lã de um texel já atinge 37 micras. Hoje, o mercado está bastante favorável para essas lãs mais finas”, explicou Gonzáles.
A procura pela lã de alta qualidade vem crescendo no mercado internacional e animou os criadores gaúchos que investem nesse segmento de mercado.
Por ter um fio muito fino, o animal deve estar sempre muito limpo, já que insetos ou plantas podem se enroscar facilmente na lã e prejudicar a qualidade. O criador José Silveira tem duas mil cabeças de ovelha merino. Na fazenda, ele toma todos os cuidados para garantir a qualidade da lã. Ele disse que a criação vale a pena. Ele importou do Uruguai reprodutores de boa qualidade e, como resultado do trabalho de melhoramento genético, conseguiu reduzir a espessura do fio. Hoje, a lã produzida na fazenda é 5% mais fina do que a média para a raça.
“Inclusive agora estamos importando dois carneiros com genética afinadora, com uma micronagem de 15,2 e o outro de 16,1. Com isso, eu acho que vai dar uma melhora de cerca de 5% a 6% ao ano”, disse seu José.
Hoje, o seu José recebe pelo quilo da lã cerca de R$ 10,00. Cinqüenta por cento mais do que a média paga pela lã de ovelha de outras raças. “Melhor qualidade e melhor preço. E isso é o que interessa”, concluiu.
O custo da criação da ovelha merino é semelhante ao das outras raças.

Fonte: Globo Rural.
http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-329664,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário